Conselheiro Lafaiete

(31) 3761-4400

Praça São Sebastião, 35
São Sebastião - Conselheiro Lafaiete-MG

Barbacena

(32) 3339-6000

Av. Governador Bias Fortes, 381
Pontilhão - Barbacena-MG


Notícias

Ralo linear é eficiente no escoamento de água e fácil de instalar.


O ralo linear é utilizado para escoar água em banheiros, sacadas, quintais e áreas de piscinas. Seu diferencial está no formato, mais longo no comprimento e menor na largura. “Isso permite que a vazão aconteça pelas fendas laterais, onde habitualmente se aplicaria o rejunte. Assim temos mais eficiência”, explica Salmo de Souza, diretor e fundador da Ralo Linear.

O produto é fornecido em dimensões padronizadas de 90 cm ou 1,30 m de comprimento. Mas alguns fabricantes disponibilizam outras alternativas. “Também pode ser fabricado em tamanhos especiais ou cortados na medida exigida pelo projeto”, revela o engenheiro Fernando Lente de Andrade, gerente comercial da Tecnoperfil.

Vantagens do ralo linear 

 A base do ralo linear, instalada no contrapiso do ambiente, dispensa a realização de cortes na laje, já que possui altura máxima de 2,20 cm. Outra vantagem em comparação com o ralo comum é que a instalação da cerâmica no piso só precisa ter uma pequena declividade, o que simplifica e agiliza o assentamento.

No aspecto visual, trata-se de uma solução mais moderna. Além disso, é mais higiênica e fácil de limpar. Sua tampa lisa em aço inox de simples remoção e uma base sem emendas, evita o acúmulo de resíduos. Conta, ainda, com grade retentora de detritos que evita entupimentos e mau cheiro da tubulação.

Normas 

Embora não existam normas técnicas específicas para ralos lineares no Brasil, a ABNT NBR 8160 — Projeto e Execução das Instalações de Esgoto Sanitário. –, serve como referência para aplicação do material em banheiros.

Neste caso, a instalação deve prever uma interligação com a caixa sifonada para manter o fecho hídrico com, no mínimo, 5 cm. “Isso impede a entrada de gases provenientes do esgoto”, explica Andrade, ressaltando que essa necessidade é dispensada para drenagem de águas pluviais.

Redação Portal AECweb.