Conselheiro Lafaiete

(31) 3761-4400

Praça São Sebastião, 35
São Sebastião - Conselheiro Lafaiete-MG

Barbacena

(32) 3339-6000

Av. Governador Bias Fortes, 381
Pontilhão - Barbacena-MG


Notícias

Como conservar peças de madeira na sua casa.


Proteger a madeira é fundamental para que ela dure por muitos anos. Não é porque a estrutura é feita deste material que durará pouco. Existem templos japoneses, feitos todos de madeira, que já duram mais de mil anos.

Você não precisa desse tempo todo na sua casa, mas é bom ter alguns cuidados para que o material dure e fique bonito por mais tempo. Neste artigo, acompanhe dicas para proteger a madeira das pragas.

A melhor maneira de preservar a madeira é sempre fazer uma boa manutenção. Verificar como ela se comporta ao tempo e não deixá-la exposta a intempéries sem nenhum tipo de proteção.

Um dos fatores que afetam o material são as pragas como fungos, brocas, cupins e insetos.

Os ataques de fungos, que causam o apodrecimento da madeira, são o resultado da permanência no sol ou na chuva. Ficar ao tempo é o principal fator para o aparecimento de grandes quantidades de fungos. Alta umidade e calor também colaboram.

A melhor solução para madeiras expostas são os vernizes. A manutenção também é extremamente fácil, uma vez que se aplica uma nova camada sobre a anterior. Em geral, esses produtos já possuem efeitos inseticidas e fungicidas.

As brocas são pequenos besouros solitários, não sociais que atacam a madeira às dezenas ou às centenas. Podem atacar qualquer objeto de madeira, desde molduras, móveis e até mesmo livros. Você pode identificar o ataque delas observando pequenos furos nos móveis e depósito de pó próximo aos orifícios.

Para prevenir, você deve passar produtos que inibem esses bichos de entrarem na madeira. Para combater, identifique os furos, injete cuidadosamente o produto em todos os furos e pincele por toda a extensão da madeira. Observe por uma semana. Se persistir, reaplique o produto.

Os cupins agem parecidos com as brocas, mas diferentemente delas, eles vivem em sociedade e são muito organizados. Eles se instalam na madeira seca e só sabemos que o cupim está lá dentro por causa do aparecimento de uma camada de pó embaixo do local da infestação. Cupins são especialistas em destruir por dentro, sem deixar marcas por fora. A prevenção e combate é igual aos da broca, mas ao perceber os montinhos de grãos significa que a peça já foi atacada e pode estar oca.

Para desaparecer com pequenos buracos feitos por insetos, utilizam-se palitos ou pequenas lascas de madeira para tampá-los. Para isso, aplique cola dentro dos buracos. A seguir, enfie os palitos com força e deixe secar. Depois de seco, corte os palitos juntos à tábua e passe uma lixa fina para acertar.

Fonte: blog.giacomelli.com.br