Conselheiro Lafaiete

(31) 3761-4400

Praça São Sebastião, 35
São Sebastião - Conselheiro Lafaiete-MG

Barbacena

(32) 3339-6000

Av. Governador Bias Fortes, 381
Pontilhão - Barbacena-MG


Notícias

Pesquisa de arquitetos da Ufes ganha prêmio ao mostrar forma de economizar quase 40% de energia.


Uma pesquisa de arquitetos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) ganharam um prêmio ao mostrar que o uso da janela certa pode ajudar a economizar quase 40% de energia em casa.

A professora de arquitetura Edna Aparecida Nico Rodrigues e o aluno Filipe Galina Costalonga ganharam, cada um, R$ 20 mil com a pesquisa "A Influência da janela no consumo de energia em edificações residenciais multifamiliares", que foi uma das vencedoras do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável.

Edna explicou que as janelas mais usadas em Vitória não são as mais apropriadas, porque não barram a ventilação sem barrar a incidência solar. O melhor seria usar janelas venezianas, que protegem dos raios solares, mas permitem ventilação.

“Nossa cidade possui uma enorme incidência solar. Observando as janelas, notamos que poucas têm proteção, seja um toldo ou uma película, para barrar a entrada dos raios solares, acarretando no uso do ar condicionado ou ventiladores e, consequentemente, o aumento da conta de energia”, disse Edna.

A 9ª edição do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável premiou cinco projetos universitários vencedores que propõem soluções de sustentabilidade aplicadas a diversos segmentos da engenharia, da arquitetura e da agronomia.

Os outros vencedores são das universidades de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e foram analisados por uma comissão julgadora sob a ótica da viabilidade econômica, responsabilidade ambiental e inclusão social.

Redação original: Globo.com.

Formas de
Pagamento
Pague com:
Visa 6 vezes
Mastercard 6 vezes
Construcard
Banco do Brasil