Conselheiro Lafaiete

(31) 3761-4400

Praça São Sebastião, 35
São Sebastião - Conselheiro Lafaiete-MG

Barbacena

(32) 3339-6000

Av. Governador Bias Fortes, 381
Pontilhão - Barbacena-MG


Notícias

Como Economizar na Conta de Luz?


Aprenda a como economizar na conta de luz e assim comece a reduzir, pouco a pouco, a fatura de energia elétrica. Afinal, sabemos o quanto este tipo de consumo pode impactar expressivamente nas finanças domésticas. Manter certo controle acerca destes gastos é essencial para mantermos uma vida financeira mais saudável.

Para isso, portanto, trouxemos 9 dicas de como economizar na conta de luz. Acompanhe:

9 dicas de como economizar na conta de luz

Antes de qualquer coisa, é muito importante que você saiba que toda e qualquer economia é extremamente importante. Apagar uma lâmpada, por exemplo, pode parecer uma atitude que não agrega muito. Mas, em larga escala, este fator pode impactar de forma significativa na sua conta de luz. Afinal, de pouco em pouco, nós consumimos muito.

Visto este importante fator, vamos agora as nossas dicas:

1- Use as lâmpadas corretas

Este é o primeiro passo para economizar energia elétrica. Acontece que muita gente ainda utiliza lâmpadas incandescentes em casa, daquelas amareladas. Acontece que estas lâmpadas consomem muito mais luz para manterem-se acesas com uma iluminação suficiente e de qualidade.

Em contrapartida, existem outras opções que entregam a mesma iluminação – e muitas vezes até melhor – consumindo muito menos energia. Estamos falando das lâmpadas fluorescentes.

Invista nesta opção para reduzir a sua conta de luz. Portanto, faça esta vistoria agora mesmo e invista em novas lâmpadas para a sua casa.

2- Invista em iluminação natural

Sempre que for possível, deixe as lâmpadas apagadas e invista em uma iluminação mais natural. Você pode, por exemplo, trocar as cortinas da sua casa, por tecidos mais leves e claros. Assim a luz solar pode entrar com mais facilidade em sua casa.

Além disso, aposte em janelas maiores, que aumentem a amplitude da entrada de luz. As portas também podem ser trocadas pelas opções de vidro, por exemplo.

Outra maneira de aumentar a iluminação natural do ambiente é investindo em espelhos e paredes claras. Isso porque estas duas possibilidades irão refletir a luz solar que está entrando em casa. E assim, a iluminação natural fica mais enaltecida e as lâmpadas não precisarão ser acesas.

3- Banhos mais rápidos – ensaboando com o chuveiro desligado

Esta dica é clássica, e todo mundo sabe que de fato funciona. Acontece que o chuveiro é um dos aparelhos que mais consome energia elétrica em uma casa. Portanto, quando diminuímos o consumo a partir do mesmo, a tendência é que possamos economizar muito mais do que imaginávamos.

Dessa maneira, está mais do que na hora de você investir em banhos mais rápidos. A gente sabe que, neste momento, muita gente para pra pensar na vida, por exemplo. Mas, deixe este tipo de reflexão para quando estiver caminhando, e não enquanto estiver se lavando. É muito importante que você mantenha o foco no que realmente precisa ser feito, para não perder tempo com o chuveiro ligado.

4- Use o ventilador com o ar condicionado 

Muita gente sempre relata que o ar condicionado precisa, necessariamente, ser usado “sozinho”. Isto é, que o mesmo não pode ser utilizado ao mesmo tempo em que o ventilador, por exemplo. Mas, na verdade, você sabia que o que ocorre é absolutamente o contrário? Ele não só pode ser usado com o ventilador, como deve!

Pois ao contrário do que se relata, que o ventilador “atrapalha” o ar condicionado, na verdade ele o ajuda. Sabe por quê? Pare e pense na dinâmica do seu ar condicionado: a ideia é resfriar o ar que está quente, certo? E quando o ar é frio, ele tende a ficar “mais embaixo”, no ambiente. Enquanto que o ar quente sobe, e o ar condicionado o resfria novamente.

Agora, pare e reflita acerca de um dia muito quente… A tendência é que o ar quente suba, e o frio desça. Mas, até o ar frio descer novamente, o ar que estava embaixo pode não se espalhar a tempo de refrescar todo o ambiente. Assim, investimos nas menores temperaturas do ar condicionado, fazendo com que o mesmo trabalhe mais.

É aí que entra a mágica do ventilador: Ele pode ser o seu aliado na hora de espalhar o ar mais frio no ambiente. Portanto, ao invés do geladinho ficar só embaixo, ele se espalha por todo o cômodo. Logo, a temperatura requerida é atingida mais rapidamente, e o ar condicionado trabalhará por menos tempo. Gerando economia na conta de luz.

Mas, além de resfriar mais rapidamente, você poderá ainda colocar em temperaturas mais elevadas, como de 24 graus. Assim, o ar condicionado passará por menos esforços, e manterá o ambiente bem gelado!

5- Cuidado com as aberturas da geladeira

Outro fator que impacta diretamente no consumo de energia de uma residência é com relação às aberturas da geladeira. Pois que atire a primeira pedra quem nunca abriu a geladeira para pensar, não é? E ainda: quem nunca abriu a geladeira diversas e diversas vezes, enquanto prepara algum alimento.

O problema está relacionado com a entrada de ar quente e com o esvaziamento do ar frio. Quando abrimos a porta, “puxamos”, com o impulso, o ar gelado de dentro da mesma. Quando fechamos, também “empurramos” este ar para fora. Assim, a geladeira precisará compensar esta saída. E, consequentemente, trabalhará mais.

Portanto, é muito importante que você pense muito bem antes de abrir a geladeira. Uma dica é fazer uma lista com tudo que tem dentro dela. Assim, você vai riscando conforme consome, e poderá abrir já sabendo o que quer pegar. Economizando muito na energia elétrica.

6- Não armazene alimentos quentes

Ainda sobre a geladeira, é muito importante que você não armazene alimentos quentes na mesma. Pois o mesmo critério para o tópico anterior, se repete aqui. Muita gente associa o armazenamento de alimentos quentes com o fato de “estragar” a geladeira, o que é mito.

Acontece que a geladeira não estraga com o armazenamento de comidas quentes, mas ela precisa trabalhar mais para compensar o calor. E assim, ficará com o seu motor rodando por muito mais tempo, até que não só o alimento esfrie, como todos os seus compartimentos também.

Portanto, sempre se certifique de que a comida está fria o suficiente para guardá-la na geladeira. Uma dica é aguardar que ela fique com a temperatura ambiente, pois esta é a melhor opção para o armazenamento na geladeira.

Enquanto isso, você pode guardar o alimento no microondas, por exemplo, caso você tema que insetos possam ir até a comida.

7- Deixe a roupa suja acumular!

Esta dica pode ser um pouco curiosa e, até mesmo, engraçada. Mas, esta é uma das melhores maneiras de como economizar na conta de luz. Afinal, pare e pense: quanta energia a máquina de lavar precisa para executar o seu serviço com excelência? Pois é! Agora, e se você diminuísse a quantidade de vezes que ela precisa trabalhar desta forma?

Portanto, comece a deixar a sua roupa suja acumular por mais tempo. Assim, você terá que lavar as roupas em menos maquinadas, o que diminuirá o consumo de energia por parte do equipamento. Além de fazer o serviço de uma forma mais otimizada, certo?

8- Desligue os aparelhos quando não estiver usando-os

Muita gente desconsidera este fator, mas, na verdade, desligar os aparelhos da tomada pode ser uma ótima maneira de economizar energia. Isso porque, pare e pense em uma grande escala de aparelhos ligados ao mesmo tempo, embora eles não estejam “trabalhando” de fato, a sua luz de stand-by está consumindo energia. E, na maioria dos casos, de forma totalmente desnecessária. Portanto, que tal criar o hábito de tirar estes aparelhos da tomada, quando em desuso?

9- Faça uma vistoria

Por fim, outra dica importantíssima: faça sempre a vistoria elétrica da sua casa. Pois, muitas vezes, a fiação pode estar comprometida, e com isso o consumo de energia pode ser mais elevado. Portanto, mantenha a regularidade da vistoria! E assim, economize na sua conta de luz.

Como economizar na conta de luz de uma maneira eficiente? Simples! Apenas mudando alguns hábitos e se atentando aos gastos desnecessários. Certamente você terá ótimos resultados na sua conta de energia elétrica.

Fonte: tudoconstrucao.com