Conselheiro Lafaiete

(31) 3761-4400

Praça São Sebastião, 35
São Sebastião - Conselheiro Lafaiete-MG

Barbacena

(32) 3339-6000

Av. Governador Bias Fortes, 381
Pontilhão - Barbacena-MG


Notícias

Como Economizar na Conta de Água.


Um dos maiores desafios da vida cotidiana é economizar. E quando falamos de contas fixas, é muito mais difícil encontrar um método eficiente para poupar. No artigo de hoje, você vai aprender como economizar na conta de água de maneira simples, prática e rápida. Com algumas atitudes corretas, certamente você encontrará um meio termo para poupar no fim do mês.

Como economizar na conta de água?

Sabemos o quão difícil é economizar durante o mês, não é mesmo? Ainda mais, economizar em uma conta que não temos um controle completo. Afinal, simplesmente cortar determinadas ações não necessariamente vão garantir um entendimento de como economizar na conta de água.

Não obstante, existem diversas maneiras de fazer isso em longo prazo. E, quando feito da maneira correta e consciente, com certeza aparecerão resultados positivos. Sendo assim, muitas vezes o difícil é criar o hábito da economia, e não apenas saber como economizar de fato. Pois toda mudança de hábito requer dedicação – e paciência!

No entanto, vamos indicar algumas situações em que a economia poderá aparecer quando os hábitos forem bem empregados. Sendo assim, separamos um plano de como você poderá economizar em cada ambiente da sua casa. Acompanhe o artigo até o final e entenda como economizar na conta de água você também.

Como economizar água do banheiro

O banheiro é um dos principais locais de consumo excessivo de água. Chuveiro, pia do banheiro, banheira, etc. Entretanto, existem maneiras de você economizar neste ambiente com simples atitudes que, ao final de um mês, podem sim fazer a diferença. Veja:

1- Fechar a torneira ao escovar os dentes

Parece básico, não é mesmo? Mas é fundamental. Imagine que você leva 5 minutos para escovar os dentes. O que é razoavelmente tempo suficiente para escovar todas as áreas, passar o fio dental, etc. No entanto, imagine que isso em um dia, pode não ser muito. Agora, tente imaginar a quantidade de água que vai literalmente pelo ralo, fazendo isso 3 vezes por dia.

Teoricamente, seriam cerca de 15 minutos de água correndo de forma completamente desnecessária. Lembra que falamos do hábito? Muitas vezes fazemos isto e nem percebemos. Por um simples motivo: hábito. Sendo assim, é da mesma forma que você poderá reverter a situação: criando o hábito de fechar a torneira enquanto escova os dentes. Tente lembrar de fechar todo dia. Com o tempo, com certeza será automático.

2- Diminuir o tempo no banho

Esta é outra situação fundamental para economizar água. Embora relaxante e merecedor, um banho de banheira e um banho demorado pode custar caro na conta de água. Além de impactar diretamente na conta de energia também.

Portanto, de 10 minutos, tente reduzir seu tempo de banho para 8 minutos. Depois, para 6 minutos. Até você criar o hábito da economia. Garanto que seu banho continuará relaxante e ainda com um bônus: mais dinheiro no seu bolso no fim do mês.

Além disso, quando estiver ensaboando o corpo e os cabelos, feche o chuveiro. Assim você poderá se lavar tranquilamente, sem pressa. Depois é só ligar novamente, e pronto.

Como economizar água da lavação

A lavação é com certeza um local hostil quando pensamos em economia de água. Afinal, a máquina de lavar consome muita água. O tanque precisa estar cheio para os panos ficarem de molho, etc. No entanto, saiba que é possível sim economizar água neste ambiente.

1- Use a máquina de lavar corretamente

Uma atitude que você pode tomar para sentir como economizar na conta de água, é acumulando roupa para uma lavagem só. Isso mesmo. Assim, por mais que você tenha que colocar muita água na máquina, o consumo será reduzido em termos de quantidade de maquinadas. Por exemplo, ao invés de lavar roupa a cada 3 dias, tente lavar uma vez por semana. Faça o teste por um mês e veja se, de fato, fará diferença na sua conta de água.

Outra situação em que você pode economizar lavando roupas, é na quantidade de água que vai na máquina. Talvez seja algo que você nem dê tanta importância, mas colocar água demais para roupa de menos com certeza é algo que fará sua conta de água subir. Procure sempre atentar-se ao controle de água. Além disso, caso sua máquina de lavar possua função de economia de água e reutilização, use-a. Certamente é algo que fará diferença no longo prazo.

Outra maneira é utilizando a água que sai da primeira lavagem, como uma fonte para as outras limpezas da casa. Por exemplo, deixe a água escoar para um balde, e lave a sua varanda com esta “sobra”.

Como economizar água da cozinha

A cozinha também é uma das maiores inimigas da conta de água. Mas, podemos resolver este problema de forma simples. Veja:

1- Feche a torneira ao lavar a louça

Na cozinha, também temos muito o que economizar. Principalmente na hora de lavar louça. Assim sendo, procure sempre fechar a torneira enquanto passa esponja nas louças que você está lavando. Isso evita, e muito, o desperdício. Procure abrir a torneira aos poucos, apenas para tirar a espuma ou molhar a esponja.

2- Descongele alimentos no micro-ondas ou na temperatura ambiente

Você também pode economizar enquanto cozinha ou prepara alimentos. Algo muito comum de se fazer, por exemplo, é descongelar alimentos em baixo da torneira aberta. Você pode evitar de fazer isso, tirando os alimentos congelados horas antes de utilizá-los ou, até mesmo, usar o micro-ondas. Assim, você economizará água e ainda terá um alimento mais fresco.

Como economizar água do jardim e áreas externas

Muitas vezes não nos atentamos as áreas externas. Mas, saiba que elas também podem estar aumentando a sua conta de água. 

1- Evite de usar mangueira

A mangueira talvez seja uma das principais vilãs de quem busca entender modos de como economizar na conta de água. Por um simples motivo: é imperceptível a quantidade de água que utilizamos usando-a.

Seja para lavar o carro ou a calçada de pedra, tente sempre utilizar um balde. Ele será seu aliado na economia de água e, posteriormente, economia na conta. No início, talvez possa ser um pouco desagradável pelo fato de praticidade. Entretanto, você certamente se acostumará. Afinal, como já falamos, você precisa criar o hábito da economia. E isso você atingirá somente no longo prazo.

O mesmo serve para regar jardins. Busque sempre o auxílio de um balde ou um regador. Além de mais prático, você saberá exatamente a quantidade de água que está utilizando. Assim sendo, o consumo ficará muito mais no seu controle.

Bom para o seu bolso e para o meio ambiente

Sempre que conseguimos economizar o mínimo que seja no fim do mês, é  um alívio, não é mesmo? Entretanto, não é somente o seu bolso que agradece. É também o meio ambiente. Afinal, aprender como economizar na conta de água está totalmente relacionado a bons hábitos de consumo. Bom para você e bom para o planeta. Sendo assim, busque sempre práticas sustentáveis para economia doméstica. Certamente os resultados aparecerão. 

Fonte: tudoconstrucao.com