Conselheiro Lafaiete

(31) 3761-4400

Praça São Sebastião, 35
São Sebastião - Conselheiro Lafaiete-MG

Barbacena

(32) 3339-6000

Av. Governador Bias Fortes, 381
Pontilhão - Barbacena-MG


Notícias

Como Instalar Torneira em Banheiro.


Se a sua torneira está estragada, ou  se você enjoou dela, talvez seja o momento de aprender como instalar torneira em banheiro. Todavia, você deve se atentar para alguns quesitos importantes que farão o trabalho dar certo ou errado. Acompanhe o nosso guia completo e faça você mesmo.

Como instalar torneira em banheiro?

Esta pergunta é muito fácil de responder: basta retirar a sua torneira antiga e colocar a nova no lugar, fazendo os ajustes e encaixes necessários de acordo com o modelo. No entanto, é importante que você siga o passo a passo abaixo que construímos para ajudá-lo de forma mais prática.

Assim sendo, o que você precisará para iniciar o trabalho, nada mais é do que uma torneira nova. Busque um modelo que combine com a sua pia e a mobília do banheiro para ficar um ambiente ainda mais aconchegante aos seus olhos.

O que fazer primeiro?

Como instalar torneira em banheiro de forma prática e fácil, sem mesmo saber o que fazer primeiro? Então, vamos começar do princípio para o trabalho seguir da forma correta. A primeira coisa que você precisará fazer, é comprar os materiais e ferramentas necessários. São poucas coisas que você precisará comprar, sendo uma mangueira maleável para pia e a própria torneira.

No entanto, é importante atentar-se para o modelo da mangueira flexível. É muito importante que ela seja no mesmo padrão de rosca da saída de água do encanamento da parede. Ou seja, ela precisa ser adaptável ao cano principal que conduzirá a água até a pia.

Você também precisa prestar atenção se a rosca da torneira será compatível com a rosca da mangueira. Geralmente, estes produtos seguem um padrão. No entanto, sempre pergunte ao vendedor da loja de materiais de construção antes de comprar qualquer produto.

1- Não esqueça de fechar o registro

Pode parecer simples, mas pode ser algo que passe despercebido. Isso mesmo, não esqueça de fechar o registro geral da água antes de iniciar este trabalho. Pois você não quer ter o problemão de ter que limpar e secar tudo depois, não é mesmo? Além de que, você evita o desperdício de água. Procure o registro geral para conter estes imprevistos. Você encontrará ele ou no próprio banheiro, ou em outra parte da casa.

2- Retirando a torneira antiga

O primeiro passo que você deve dar para entender como instalar torneira em banheiro, é retirar a torneira antiga (caso haja). Se não houver, basta iniciar a instalação seguindo o passo a passo abaixo. No entanto, leve em consideração que é possível que a torneira antiga possa estar bem presa na pia. Isso se dá pela ação do tempo, possíveis ferrugens e, até mesmo, desgaste das vedações.

Assim sendo, basta começar soltando a rosca abaixo da pia, na mangueira que está conectada na torneira. Se estiver firme, você pode usar um pano para ajudar a fazer força. Ou, até mesmo, uma chave que tenha o mesmo formato do engate. Feito isso, basta soltar a torneira abaixo da pia. Você verá que terá uma rosca que estará segurando a torneira. Basta soltá-la com as mãos ou, se estiver muito apertado, com a ajuda de uma chave que seja compatível.

Não podemos indicar o modelo de chave específico, pois cada torneira é única e pode ter um encaixe diferente. No entanto, uma chave ajustável sempre poderá ser útil, visto que ela tem sua regulagem feita manualmente. E, assim, podendo ser encaixada em qualquer parafuso, rosca ou vedação.

3- Instalando a torneira nova

Se você já retirou a torneira antiga e preparou a pia para receber a nova, vamos começar a instalação. Ou, se você está aprendendo como instalar torneira em banheiro em uma pia nova, também é hora de colocar a mão na massa.

No entanto, a primeira coisa a fazer, é pegar a mangueira que você adquiriu para fazer a instalação. Esta mangueira é flexível e maleável. Ou seja, você poderá dobrá-la caso necessário. Assim sendo, basta rosquear o lado conector no cano que entrega a água. Faça isso de forma que fique bem firme. Novamente, pode ser com a mão. Entretanto, se precisar, pode usar um pano para ajudar a fixar. Ou, até mesmo, uma chave ajustável.

Todavia, tome cuidado para não apertar demais. Em caso de fixação exagerada, o cano pode se romper ou quebrar, causando vazamentos no futuro. Use sempre o bom senso e um meio termo será o suficiente para uma instalação perfeita. Acompanhe o restante do passo a passo.

Assim que a mangueira estiver fixa no cano que vem da parede, é hora de fixá-la também na torneira nova que você está instalando. No entanto, esta etapa é um pouco mais complexa. Para colocar a mangueira na torneira, basta rosqueá-la da mesma forma que você fez na parede. Entretanto, você deverá primeiramente colocar a torneira no encaixa da pia.

Assim sendo, preste atenção no modelo da torneira que você adquiriu. Pois, dependendo do modelo, você deverá já nesta etapa, colocar os acabamentos e vedações necessárias. Visto que depois você não poderá mais encaixar as peças, pois a torneira já estará alocada na pia.

4- Fixando os demais componentes

Tudo feito, mangueira fixa e instalada, basta agora apertar e calibrar todos os componentes. Note que é muito provável que você deverá rosquear mais de uma área, pois alguns acabamentos deverão inclusive ser rosqueados na peça. No entanto, como já mencionamos, aperte sempre com moderação, para não espanar nenhum componente importante da torneira.

Outro fator importante, é que você dificilmente precisará de fita veda rosca. Pois as peças atuais, tanto mangueira quanto a própria torneira, já vem com materiais componentes para vedação. E, se você usar veda rosca, poderá forçar demais as extremidades e causar a danificação das peças. E você não quer ter que fazer manutenção por um bom tempo, não é mesmo?

Assim sendo, basta abrir o registro geral que você fechou para fazer o serviço e pronto. Você aprendeu como instalar torneira em banheiro e ela está devidamente alocada e pronta para uso.

Fonte: tudoconstrucao.com