Conselheiro Lafaiete

(31) 3761-4400

Praça São Sebastião, 35
São Sebastião - Conselheiro Lafaiete-MG

Barbacena

(32) 3339-6000

Av. Governador Bias Fortes, 381
Pontilhão - Barbacena-MG


Notícias

Chuveiro Pingando: Veja como resolver esse problema.


Ter o chuveiro pingando em casa é um dos problemas de maior incômodo que pode existir. Como se não bastasse a água ser gasta de forma desnecessária com o pinga-pinga, temos ainda a questão do barulho. Os ruídos podem se tornar verdadeiras dores de cabeça durante o dia. Mas, como resolver este problema? Acompanhe e descubra agora!

Chuveiro pingando

Chuveiro pingando não chega a ser um dos problemas mais graves de uma casa. Mas certamente é um dos que proporciona maior desconforto. Geralmente precisamos fechar a porta para não ouvir os ruídos no azulejo do banheiro ou até mesmo ligar uma música alta. A verdade é que não é tão difícil de resolver esta situação.

Entretanto, você precisará, antes de mais nada, saber do que se trata o problema para ir direto ao ponto. Afinal, de nada adianta você passar o dia tentando consertar algo que você não sabe ao certo a motivação. Por isso, vamos separar as ferramentas e mãos a obra!

Motivos do problema

Para quem possui em casa um chuveiro pingando, deve se perguntar o que de fato tenha acontecido para o problema ocorrer. Com o passar do tempo, acabamos nos acostumando com o caso e, durante a rotina corrida, nem paramos para pensar que todos os objetos da nossa casa possuem prazo de validade. Inclusive os mais escondidos.

Asim sendo, já podemos imaginar que o problema certamente está relacionado com o desgaste do uso diário, não é mesmo? Correto. Um chuveiro quando utilizado todos os dias pode apresentar diversos problemas ao passar dos meses e anos. Desde sujeiras até peças quebradas.

Por isso, entender como instalar chuveiro de uma forma que ele dure por mais tempo é essencial. E podemos dizer ainda mais: a manutenção e os cuidados também precisam ser levados a sério, caso contrário, problemas como o famoso pinga-pinga podem surgir.

Desta forma, a primeira situação que você deve conferir ao notar o chuveiro pingando é verificar as vedações do encanamento. Esta é a situação mais provável que pode acometer o problema. É claro que não é a única, uma vez que há inúmeros fatores relacionados também ao próprio chuveiro. No entanto, vamos nos ater a principal. Veja abaixo como resolver.

Como resolver o chuveiro pingando?

Depois de entender que tudo tem vida útil e que o chuveiro pingando é uma realidade comum, entendemos que a vedação pode estar com problema. Desta forma, precisamos trocá-la. Mas, como fazer isso? O que seria a vedação? Que tipos de ferramentas são necessárias? Acompanhe e aprenda.

Ferramentas necessárias

Antes de colocar a mão na massa, recomendamos a separação das ferramentas básicas. Para trocar a vedação do registro do chuveiro, não precisaremos de muitas coisas. Geralmente uma chave de fenda e uma chave de pressão serão suficientes. Dependendo da situação da vedação, você também precisará de uma faca para fazer a remoção e a limpeza.

Além disso, é necessário que você compre uma vedação nova para o registro do chuveiro. Em qualquer casa de materiais de construção você encontrará este artigo facilmente. E o valor também não passará de alguns centavos. É claro que irá depender do modelo, mas esta é uma peça básica e fácil de encontrar. Vamos ao passo a passo!

Passo a passo

O passo a passo básico para consertar um chuveiro pingando consiste em 3 etapas: a remoção do registro do chuveiro, a remoção da parte interna do registro e a remoção e colocação da nova vedação. Vamos acompanhar cada uma das etapas.

Trocando a vedação do registro

Antes mesmo de iniciar a remoção do registro, é importante que você desligue a energia do chuveiro (caso seja elétrico) e feche o registro geral da água. Você precisará abrir o encanamento da casa e, caso o registro não esteja devidamente fechado, poderá desperdiçar muita água

Após estas precauções, pegue a chave de fenda e tire o parafuso que estará fixando o registro externo do chuveiro. Após isso, você notará a parte interna do equipamento. Esta parte deve ser removida com a chave de pressão. É possível que esteja bem apertado, uma vez que este fechamento é responsável por conter toda a água do encanamento.

Após retirado os dois registros, note que na parte interna da peça haverá uma vedação de borracha. Geralmente será redonda e não muito grande. Agora basta retirar a vedação antiga e colocar a nova no lugar. Após isso, basta fazer o fechamento de todas as partes novamente e encaixar tudo no lugar.

Faça um teste ligando novamente a água do chuveiro e verifique se o problema parou. É muito provável que o desgaste da vedação tenha feito com que a água passasse direto pelo registro. Logo, o chuveiro pingando seria inevitável.

Problema resolvido

Como mencionamos, talvez o problema tenha sido resolvido somente com esta pequena ação. Lembre-se sempre de usar equipamentos de segurança para não acontecer nenhum tipo de acidente. Boa sorte!

Fonte: tudoconstrucao.com