Conselheiro Lafaiete

(31) 3761-4400

Praça São Sebastião, 35
São Sebastião - Conselheiro Lafaiete-MG

Barbacena

(32) 3339-6000

Av. Governador Bias Fortes, 381
Pontilhão - Barbacena-MG


Notícias

Jardins criam conexão com a natureza dentro de casa.


A possibilidade de criar uma conexão com a natureza dentro de casa tem levado, cada vez mais, o verde para os ambientes internos - inclusive as hortas. Sejam em vasos, canteiros, pergolados, terrários ou paredes, as plantas integram os espaços com estilo e composições sofisticadas na decoração.

Entre os benefícios que elas propiciam estão amenizar a temperatura, proporcionando uma sensação mais agradável e confortável, gerar conforto visual, reduzir ruídos internos e externos e renovar o ar. “Levar as plantas para dentro é uma tendência. Elas quebram um pouco a dureza das construções. A planta é um ser vivo, então você na sala com uma delas tem uma companhia”, disse o engenheiro agrônomo José Domingos, que atua no segmento de paisagismo.

A arquiteta Elaine Queçada destaca que elas permitem integrar as áreas externa e interna e ressalta que a preferência tem sido por espécies mais práticas de serem cuidadas. “As pessoas têm uma rotina atribulada, mas querem ter um espaço verde na casa e isso é possível de forma prática. Existem muitas opções fáceis de cuidar e que se adaptam muito bem aos ambientes interiores”.

Paredes verdes

Com luminosidade reduzida e menor evaporação nas áreas internas, é preciso atentar à escolha das espécies, à irrigação e adotar cuidados essenciais no dia a dia. “As plantas mais recomendadas são as de sub-bosque, acostumadas a viver debaixo das florestas, em áreas bem.

A palmeira raphis, as zamioculcas, avencas, dracenas, ficus lyrata e antúrios, com flores em várias colorações, são alguns tipos indicados. Adotar iluminação artificial e vasos que retêm mais a umidade são alguns recursos importantes para a sobrevida das espécies levadas para a parte interna dos imóveis. “Temos a opção de colocar plantas mais resistentes. Costumo usar muito em jardins verticais os aspargos, que possuem uma batatinha na raiz e ela ajuda a reter a água”, disse Cláudia de Andrade Mello, professora de paisagismo e proprietária de uma empresa do ramo com mais de 17 anos.

De jardim vertical a horta na cozinha, CASACOR FRANCA inspira o verde no interior

Em menos de um mês, será aberta a CASACOR FRANCA, um espaço para visitar, conhecer novidades, ter inspirações e depois reproduzir as ideias em seu lar. Os espaços verdes estarão presentes em vários ambientes da mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo.

As arquitetas Juliana Brigagão e Elaine Queçada, do escritório Anexo Arquitetura, aproveitam as características favoráveis para as plantas na “Sala de Banho” e levam para o ambiente uma variedade de espécies. “Com o pergolado, o local tem alta luminosidade, vamos colocar muitas plantas, bem próximas à banheira. Há os elementos naturais, como a pedra e a madeira, e a planta vem como diferencial, para o retoque final”, disse Juliana. O espaço receberá vasos sobre o deck e mini terrários.

Milena Cintra aposta no verde para criar uma atmosfera mais acolhedora no Home Office. “Quando você leva o exterior da casa para o interior, você tem mais aconchego, cria uma liberdade e melhora, inclusive, a produtividade”, disse a arquiteta.

A Passarela, assinada por Sérgio Machado, terá um jardim vertical em toda extensão, do piso ao chão, entre as portas e janelas dos dormitórios. O objetivo é amenizar a temperatura e proporcionar um contraste do verde com os outros materiais.

CASACOR apresentará ainda o “Jardim de Inverno”, assinado por Daniel Lima, e uma horta dentro da “Cozinha Ninho”, dos arquitetos Luís Alfredo e Luciana Rogério, além de outros espaços.

CASACOR FRANCA

Local: Rua da Justiça, 655,
 
 Parque dos Lima

Data: 5/10 a 15/11/2017

Horário: 3ªf a 5ªf e Domingo: das 15 às 21 horas - 6ªf e Sábado: das 15 às 22 horas.

Redação Original GCN.

Formas de
Pagamento
Pague com:
Visa 6 vezes
Mastercard 6 vezes
Construcard
Banco do Brasil