Conselheiro Lafaiete

(31) 3761-4400

Praça São Sebastião, 35
São Sebastião - Conselheiro Lafaiete-MG

Barbacena

(32) 3339-6000

Av. Governador Bias Fortes, 381
Pontilhão - Barbacena-MG


Notícias

Empreendimentos residenciais se preparam para receber carros elétricos.


O uso de carros elétricos no Brasil ainda não é uma realidade tão comum, mas está cada vez mais próxima. Só em 2019, mais de 7 mil modelos dessa categoria foram vendidos – cerca de três mil carros a mais em comparação ao ano anterior segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). E a tendência é que esse mercado se expanda ainda mais. Eu, por exemplo, quando estou em Portugal rodo praticamente 90% do tempo com carro elétrico – e, meus amigos, vou te dizer: é uma mão na roda.

Isso se deve ao fato de os carros elétricos serem mais ambientalmente corretos, pois são livres de combustíveis fósseis. Ou seja, não emitem gases poluentes derivados da combustão. Com a demanda, muitas fabricantes de automóveis estão apostando na instalação de pontos de recarga. Só este ano, a BMW anunciou que vai instalar mais de 40 até o final de 2019, somando 150 ao total. Já a sueca Volvo prometeu a instalação de 500 eletropostos em todo o território nacional, para complementar os já 250 existentes.

Entretanto, para uma maior comodidade, nada melhor que recarregar o carro dentro do próprio condomínio. Apesar de o valor da recarga ser mais em conta que os combustíveis comuns (menos de um real para cada quilômetro rodado), são veículos de alto custo, quase três vezes o valor de um carro popular. Para isso, as grandes construtoras estão apostando na instalação de postos de recarga dentro de condomínios de alto padrão, como forma de incentivar esse mercado.

Um exemplo disso é o edifício Maison 29, nova obra concluída da Thá Engenharia, entregue em dezembro deste ano, em Curitiba/PR. Para cada área de garagem individual, os moradores contam com uma tomada elétrica com carga suficiente para instalação futura pelo proprietário, de carregador de até 3,7kW.

A instalação dos postos foram um passo à frente para a construtora, que acredita no futuro do mercado de veículos elétricos. “Estamos sempre atentos às tendências do mercado e, como um imóvel é um investimento a longo prazo, queremos que os futuros moradores tenham um produto atualizado e se sintam à vontade na hora de optar por um veículo híbrido ou elétrico”, destaca o engenheiro eletricista da Thá Engenharia, Lucas Miara. “E, mesmo que a realidade atual de carros elétricos ainda seja pequena, o empreendimento já estará preparado para esse consumo extra da energia, sem demandar investimentos financeiros com aumento da infraestrutura”, complementa.

O Maison 29 está localizado na rua Desembargador Motta, número 3147, no bairro Mercês, em frente à Praça 29 de Março. O edifício, que tem um estilo neoclássico, está em um terreno de 2.221,80 m² e conta com 10.074,15 m² de área construída, distribuídos em duas torres e 50 apartamentos de 2 e 3 quartos sendo 8 coberturas. Nas áreas comuns do edifício destacam se a piscina, o boulevard, o fitness e os salões gourmet, de festas e de jogos, além da brinquedoteca, quadra esportiva, playground, sala zen e guarita de segurança.

Fonte: blogdaengenharia.com