Conselheiro Lafaiete

(31) 3761-4400

Praça São Sebastião, 35
São Sebastião - Conselheiro Lafaiete-MG

Barbacena

(32) 3339-6000

Av. Governador Bias Fortes, 381
Pontilhão - Barbacena-MG


Notícias

Como criar um bom ambiente para leitura?


Um ambiente bem iluminado faz muito diferença na hora de descansar, ficar tranquilo, ter conforto suficiente que proporcione qualidade em uma boa leitura.

O projeto luminotécnico tem tido muito destaque na hora de pensar em um espaço. Desde luminárias, elementos de composição, até as próprias lâmpadas estão sendo levadas em conta pelos projetistas.

Ter um canto iluminado não é o bastante para ler com prazer. Um simples feixe de luz sobre o livro, nem sempre é a melhor opção. É fundamental, que no ambiente de leitura, a iluminação seja bem distribuída para não ofuscar a vista. O ideal é que a luz venha de várias direções, não somente de cima. Por exemplo, um quarto todo escuro, com uma luz dirigida somente sobre o livro, causa fadiga, pois a pupila entra em conflito com o entorno escuro.

Até mesmo a temperatura das lâmpadas influi na hora de ler um livro. Como a maioria dos livros são brancos com tinta preta, quanto maior a temperatura da cor, mais branca será a luz, e melhor será o contraste com o fundo, deixando as letras escuras mais nítidas.

Caso a leitura seja mais leve e descontraída, a temperatura da luz pode ser mais baixa, como as amarelas, pois garantem mais aconchego nesse momento. Agora, se você precisa de concentração, como estudo ou trabalho com leitura de relatórios e planilhas, a opção mais correta é o uso de lâmpadas mais fortes e brancas, que mantêm a sua atenção no que está fazendo.

Para os leitores que gostam de ler antes de dormir, a iluminação da cabeceira deve ser indireta para evitar sombras enquanto se lê deitado. A melhor opção é ter uma luminária flexível para ajustar qual posição se encaixa ao seu modo de leitura, além de não incomodar seu parceiro que dorme ao lado. 

Mas, seja qual for o ambiente que você está projetando, o importante é saber que não se deve colocar luminárias na direção dos olhos, ou nas costas do leitor, para não gerar sombras. O indicado é ter a fonte luminosa sobre sua cabeça, em direção a sua mão e se possível, apoiada com outras luzes ao redor.

Agora é  relaxar e apreciar uma boa leitura. Aproveite!

Fonte: blog.giacomelli.com.br.