Conselheiro Lafaiete

(31) 3761-4400

Praça São Sebastião, 35
São Sebastião - Conselheiro Lafaiete-MG

Barbacena

(32) 3339-6000

Av. Governador Bias Fortes, 381
Pontilhão - Barbacena-MG


Notícias

Gerencie os resíduos da empresa e tenha uma empresa do bem.


Elaborar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos é obrigação de toda empresa que produz resíduos industriais, mas é o básico para toda organização que reconhece sua responsabilidade com o meio ambiente e busca estratégias mais sustentáveis. Para ser uma empresa do bem e amiga do meio ambiente é preciso conhecer todos os itens e produtos que entram na empresa e oferecer uma destinação adequada para todos os resíduos que surgirem a partir deles.

Para incluir uma cultura de sustentabilidade dentro de uma organização é preciso incluir os colaboradores, pois no dia a dia as atitudes podem fazer a diferença. Incentivar o uso da energia solar ao invés de lâmpadas é um ótimo começo, criar campanhas de conscientização sobre o uso da água e abrir espaço para que novas ideias sejam apresentadas.

Muitas empresas já trocam os copos descartáveis por copos e xícaras de vidro ou de plástico e além de contribuir com o meio ambiente ajuda a empresa economizar. A separação do lixo também uma atitude que muitas organizações têm adotado após as discussões sobre sustentabilidade. As lixeiras coloridas facilitam esse trabalho, porém a sua destinação é o passo mais importante.

Saber para onde vai o lixo é tão importante quanto separá-lo, por isso muitas empresas fazem parcerias com outras organizações sustentáveis, como ONGs e empresas de reciclagem. Além de cumprir o papel de empresa do bem isso ajuda muito no marketing verde, pois os consumidores estão cada vez mais de olho nas empresas que se preocupam com o meio ambiente.

Um bom gerenciamento de resíduos exige adotar as práticas mais comuns, mas também apresentar novas ideias a partir dos resíduos industriais que a empresa produz. Por isso que a tecnologia apresenta cada vez mais soluções voltadas para a sustentabilidade. Um exemplo que está muito presente na sustentabilidade na construção civil que pode ser adotado por empresas de todo o porte é o software VG Resíduos, que ajuda a simplificar, automatizar e ainda agiliza todo o processo de gerenciamento de resíduos. O software também ajuda a tomar decisões estratégicas baseados nos dados da empresa.

O caminho para ser uma empresa sustentável é muito mais do que adotar um sistema de gestão ambiental. Pode trazer muitos benefícios para a empresa como economia ao reciclar e utilizar os itens do dia a dia com consciência e como citamos acima ajuda no marketing da empresa, afinal uma empresa que se preocupa com o meio ambiente tanto como se preocupa com o seu produto é sempre vista como uma empresa do bem. 

Redação Original Jornal Correio.

Formas de
Pagamento
Pague com:
Visa 6 vezes
Mastercard 6 vezes
Construcard
Banco do Brasil