Conselheiro Lafaiete

(31) 3761-4400

Praça São Sebastião, 35
São Sebastião - Conselheiro Lafaiete-MG

Barbacena

(32) 3339-6000

Av. Governador Bias Fortes, 381
Pontilhão - Barbacena-MG


Notícias

Conheça os profissionais da Construção Civil.


Na hora de realizar uma reforma ou começar uma obra, você sabe exatamente quem você deve chamar?

Quando você vai realizar uma obra em casa, uma reforma ou até mesmo construir uma casa nova, certamente você espera que tudo saia do jeito que você sonhou, não é mesmo? Mas já deve ter ouvido histórias de familiares, amigos ou conhecidos nas quais até chegar ao sonho, eles passaram quase por um pesadelo. Não é verdade?

Construir é uma ciência que precisa ser bem planejada, de acordo com Aldo Vendramin, presidente da Consilux Tecnologia. Há vários processos que devem ser realizados antes de realmente começar a levantar as paredes sabia? Entre eles, é necessário conseguir o alvará para a obra com a prefeitura, por exemplo, caso seja a construção de uma casa. Mas uma parte muito importante desse processo inicial é a contratação dos profissionais que irão te ajudar nesse processo.

Se você ainda não sabe, para realizar a construção de uma casa ou até mesmo para fazer uma reforma, é preciso contar com uma gama de profissionais diferentes, pois cada um desempenha um papel diferente durante o processo. Aldo Vendramin diz que não adianta querer economizar nesse momento, pois um profissional não é capaz de cobrir o que outro tipo de profissional faz. Por isso, separe um tempo e uma verba para a contratação de pessoal, pois isso pode te poupar muito trabalho e problemas na execução do projeto.

Pensando nisso, preparamos esse artigo especialmente para te ajudar a entender quais profissionais você vai precisar, seja para realizar uma reforma ou até mesmo para a construção da sua casa.

O que faz cada profissional na Construção Civil?

Na hora de começar uma reforma ou uma construção, a dúvida mais comum é quais profissionais devem ser contratados.

Aldo Vendramin explica que a resposta para essa pergunta não é padrão, afinal de contas, essa resposta depende diretamente das suas necessidades. Por exemplo, o tamanho da sua obra, se é uma reforma ou uma construção do zero, vai determinar se você precisa de uma equipe mais enxuta ou de uma equipe maior.

Outra questão importante para o empresário é a qualidade de serviço dos profissionais que você está contratando. Antes de contratar, pesquise, veja se tem referência, se alguém já realizou um serviço com esse profissional ou com essa empresa. Com certeza, essa é uma dica de ouro para não cair em armadilhas.

E, claro, não esqueça de procurar profissionais gabaritados para ficarem responsáveis pelo gerenciamento da sua obra e também da sua equipe.

Agora que você já pegou todas essas dicas super importantes, conheça abaixo os profissionais da Construção Civil que comumente estão envolvidos no processo construtivo e que você precisará contratar:

Arquiteto

Quando você começou a pensar em fazer a sua obra, você pensou que precisaria de um Arquiteto, certo? Então acertou. Esse é um dos profissionais que você deve contratar, afinal de contas, ele é o responsável pelo projeto.

Aldo Vendramin explica que este profissional é quem ficará responsável por supervisionar a execução e o andamento da obra. Além disso, também geralmente é quem gerencia e desenha o espaço habitado.

Eletricista

Uma construção também vai precisar de luz, não é mesmo? Por isso, é importante contar com um eletricista, pois é ele quem cuidará de toda a parte elétrica para deixar tudo seguro para que você possa usar seus eletrônicos no seu dia a dia.

Encanador

Toda construção precisa de um encanador ou de um bombeiro hidráulico, afinal de contas, as pessoas precisam de água encanada, certo?

Aldo Vendramin lembra que é esse o profissional que irá instalar e fazer a manutenção dos sistemas de água potável, esgoto e drenagem do sistema de encanamento.

Engenheiro Calculista

Você já ouviu falar em Engenheiro Calculista? Se ainda não, vamos conhecê-lo agora. Aldo afirma que ele é o responsável por realizar os cálculos dos elementos estruturais da construção. De acordo com Vendramin, os cálculos relacionados às reações, deformações e esforços são feitos por esse profissional.

Assim, é ele quem dimensiona exatamente o que deve ser utilizado para que o sustento da construção possa ser feito da forma correta, evitando problemas estruturais, por exemplo.

Engenheiro Responsável

Já o Engenheiro Responsável, de acordo com Aldo Vendramin, é o profissional que é apontado como responsável técnico do projeto. Por isso, ele é quem gerencia toda a execução da obra, fazendo com que ela aconteça conforme o previsto.

Empreiteiro

Se você ainda não viu ao vivo, com certeza já viu um empreiteiro em um filme. Certo? É ele quem orienta e dá as coordenadas do processo construtivo, assegurando que as orientações passadas pelo Engenheiro sejam cumpridas corretamente.

Além disso, Aldo Vendramin também salienta que o empreiteiro também é quem realiza tanto a compra como o recebimento de materiais que são necessários para que a obra possa ocorrer.

Gesseiro

Já esse profissional entra em cena caso o seu projeto conte com algum processo que envolva gesso, seja para revestimentos ou até mesmo para forros.

Pedreiro

Se você já precisou fazer algum reparo pequeno na sua casa, então você já deve ter contratado um pedreiro. Certo?

Aldo Vendramin diz que esse é o profissional responsável por alguns serviços, como a concretagem, o assentamento de pisos, azulejos e pastilhas e também pela construção da alvenaria. Além disso tudo, também é ele quem levanta as vigas, o telhado, as escadas, entre outros serviços.

E sabe como ele faz tudo isso sair do papel? Com a orientação do próprio Engenheiro ou do Mestre de obras envolvido no projeto.

Pintor

O pintor é um dos profissionais que com certeza você já sabia que precisaria contratar, certo? Afinal de contas, é ele quem vai deixar o ambiente todo pintado, com as cores e texturas que você idealizou.

Servente

Até agora, você poderia não saber, mas um canteiro de obras também precisa do auxílio de um servente. Ele é quem ajuda os profissionais envolvidos na construção, pode ser no transporte de materiais ou até mesmo no preparo de argamassas.

Telhadista

Se você está construindo uma obra do zero e vai precisar colocar o telhado, você vai necessitar desse profissional. Ele é o responsável por realizar a montagem do telhado.

Agora que você já conhece os profissionais envolvidos no processo construtivo já pode contratar a sua equipe sem medo, mas lembre-se de antes verificar as referências e boa sorte na sua obra!

Fonte:consilux.com.br